O Athletico-PR oficializou nesta terça-feira (24) a contratação de Lucho González como novo técnico. O argentino, que anteriormente atuou como auxiliar do clube em 2022 e jogou por seis temporadas no Furacão, chega após a demissão de Martín Varini, ocorrida na noite de segunda-feira (23).
Atualmente, a equipe paranaense atravessa uma fase complicada no ano do centenário. Sob o comando de Varini, o Athletico foi eliminado da Copa do Brasil e ocupa a 13ª posição no Campeonato Brasileiro. Além disso, com apenas três pontos de vantagem sobre o Corinthians, o primeiro time na zona de rebaixamento, a situação no Brasileirão preocupa ainda mais. No entanto, o Furacão ainda tem dois jogos a menos, o que pode ser crucial na luta para subir na tabela.
Apesar da má fase, o Athletico ainda mantém esperanças na Copa Sul-Americana. Recentemente, venceu o Racing por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final, e agora depende de um bom resultado no jogo de volta, na Argentina, para garantir a classificação.
Carreira vitoriosa de Lucho González
Lucho González, enquanto jogador, teve uma trajetória de destaque no Athletico-PR. Durante suas seis temporadas no clube, disputou 164 partidas, marcou 11 gols e deu 6 assistências. Mais importante, ele foi fundamental nas conquistas da Copa Sul-Americana (2018 e 2021), da Copa do Brasil (2019) e do Campeonato Paranaense (2020). Além disso, seu último jogo como jogador aconteceu em 2021, contra o Aucas, pela Copa Sul-Americana.
Com um total de 30 títulos em 22 anos de carreira, Lucho se consolidou como um dos jogadores argentinos mais vitoriosos, ficando atrás apenas de Lionel Messi no número de troféus conquistados.
Transição para a carreira de treinador
Aos 43 anos, Lucho González preparou-se cuidadosamente para a transição para a carreira de treinador. Ainda antes de encerrar sua trajetória como jogador, ele obteve licenças pela CBF e pela AFA. Assim, buscando qualificação, ele iniciou sua jornada como auxiliar técnico no Athletico-PR, em 2022. Em seguida, passou a comandar o Ceará e, mais tarde, retornou ao Internacional como auxiliar.
Agora, Lucho volta ao Furacão, onde trabalhará em conjunto com a comissão técnica permanente do clube e sob a coordenação de Paulo Autuori, diretor técnico. O tempo de contrato de Lucho González ainda não foi divulgado.
CNN Brasil