O Botafogo mantém vivo o sonho de conquistar seu primeiro título da Conmebol Libertadores, mas, mais uma vez, a classificação veio acompanhada de tensão. Após uma eliminatória dramática contra o Palmeiras nas oitavas de final, o Glorioso voltou a testar o coração de seus torcedores nas quartas. No entanto, a equipe garantiu sua vaga nas semifinais ao vencer o São Paulo nos pênaltis, depois de um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. A decisão aconteceu nesta quarta-feira (25), no Morumbis, com o Botafogo triunfando por 5 a 4 nas penalidades.
Botafogo sai na frente, mas Calleri busca o empate
Desde o início, o time carioca foi mais incisivo, conseguindo abrir o placar aos 15 minutos. Savarino realizou uma boa jogada e, logo depois, Thiago Almada aproveitou o rebote do goleiro Rafael para marcar o primeiro gol. Enquanto isso, o São Paulo enfrentava dificuldades em furar a sólida defesa alvinegra. Calleri, que estava bem marcado, pouco participava das jogadas. Assim, o técnico Zubeldía decidiu alterar o time, colocando Luciano no lugar de William Gomes. Como resultado, o Tricolor passou a equilibrar mais o jogo. Nos acréscimos do primeiro tempo, após um toque de mão de Bastos na área, o árbitro assinalou pênalti para o São Paulo. No entanto, Lucas Moura desperdiçou a cobrança, chutando por cima do gol.
São Paulo pressiona no segundo tempo
No segundo tempo, o São Paulo voltou com uma postura muito mais ofensiva. Aos 10 minutos, Rato obrigou o goleiro John a fazer uma defesa crucial. Pouco depois, Calleri perdeu uma chance incrível, ao chutar para fora com o gol praticamente aberto. Mesmo assim, o Tricolor continuava pressionando e, por diversas vezes, chegou perto do gol. Em uma dessas oportunidades, Lucas Moura teve uma grande chance, mas parou em uma defesa espetacular de John. Finalmente, aos 41 minutos, André Silva fez um cruzamento perfeito, e Calleri empatou a partida com uma cabeçada precisa, incendiando o Morumbis.
Decisão nos pênaltis garante vaga ao Botafogo
Com o empate persistindo até o final do tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Apesar do erro de Vitinho em sua cobrança, Calleri e Rodrigo Nestor desperdiçaram suas tentativas pelo lado do São Paulo. Matheus Martins, por sua vez, converteu o último pênalti e garantiu a classificação do Botafogo para as semifinais da Libertadores.
Agora, o Botafogo aguarda o vencedor do confronto entre Peñarol e Flamengo para conhecer seu próximo adversário. O Peñarol tem a vantagem, pois venceu o primeiro jogo por 1 a 0, e o duelo de volta será realizado nesta quinta-feira, em Montevidéu. As semifinais estão programadas para as semanas dos dias 23 e 30 de outubro, com a Conmebol ainda definindo os horários exatos dos jogos.
Foco no Brasileirão antes da semifinal
Antes de voltar suas atenções para a Libertadores, as duas equipes retornam ao Campeonato Brasileiro. O São Paulo, que ocupa a 5ª colocação com 44 pontos, enfrentará o Corinthians em um clássico neste domingo (29), às 16h, no Mané Garrincha. Já o líder Botafogo, com 56 pontos, jogará contra o Grêmio no sábado (28), às 21h30, também no Mané Garrincha.
Lance