O Flamengo apresentou oficialmente seu novo técnico, Filipe Luís, nesta terça-feira. Após comandar as categorias Sub-17 e Sub-20 do clube ao longo de 2024, o ex-lateral foi escolhido para substituir Tite. Filipe Luís assume a equipe principal com contrato até dezembro de 2025 e já tem grandes desafios pela frente.
Proximidade com o elenco é um trunfo
Durante a apresentação, o presidente Rodolfo Landim destacou a relação próxima de Filipe Luís com os jogadores, já que o treinador atuou como lateral do Flamengo entre 2019 e 2023. Ao todo, Filipe já treinou com 21 atletas do atual elenco, o que pode facilitar sua adaptação ao cargo.
“Tem os prós e contras. O pró é que conheço esse grupo como ninguém, eu sei das lideranças e o que acontece. Eu estava presente nesse grupo há cinco anos. Acho que só chegaram três ou quatro jogadores depois que me aposentei, eu conheço todos eles. E eu sei que vou tomar decisões que vão incomodar alguns jogadores e que alguns deles vão ficar bravos comigo, mas não é com o Filipe Luís pessoa, é com o Filipe Luís treinador. É importante separar”, afirmou o novo técnico.
Desafios imediatos e queda de rendimento
Um dos principais desafios de Filipe Luís será, sem dúvida, recuperar o futebol do Flamengo, que vive uma queda de rendimento. Além disso, a eliminação da Libertadores e o distanciamento dos líderes no Brasileirão aumentam a pressão sobre o novo treinador.
O desempenho do atacante Gabigol, que atravessa um momento de baixa, é uma das preocupações do técnico. Filipe Luís destacou sua confiança no jogador e prometeu dar o seu máximo para recuperá-lo. “Eu sei da capacidade que tem o Gabriel, não importa o tempo de contrato, se são dois meses, dois anos ou cinco anos. Eu vou dar a vida por ele e por todos os jogadores para melhorar individualmente para que joguem coletivamente organizados. Que eles sejam peças dessa engrenagem, que façam a equipe funcionar”, disse.
Preparação para a semifinal da Copa do Brasil
Filipe Luís terá pouco tempo para implementar seu estilo de jogo. Assim, já nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Corinthians no Maracanã pela semifinal da Copa do Brasil. A competição pode ser a salvação da temporada do time, e o técnico promete fazer ajustes rápidos para deixar o Flamengo competitivo.
“Realmente é pouco tempo em apenas dois treinos, mas vou fazer alguns ajustes necessários nessa equipe e, pouco a pouco, implementar o meu modelo de jogo. Quero que seja um time muito incômodo para o adversário, que saiba competir em todas as fases do jogo, e que seja um time compacto. Espero poder ver isso nesse jogo, mas a gente sabe que joga contra um adversário que está numa crescente e que vem para incomodar”, comentou Filipe.
Comissão técnica
Filipe Luís contará com três auxiliares técnicos: Ivan Palanco, Márcio Torres e Daniel Alegria. Além disso, o preparador físico Diogo Linhares, que já trabalhou com Filipe nas categorias de base, também fará parte da comissão. Portanto, o objetivo é dar continuidade ao trabalho iniciado no Sub-20, adaptando o estilo de jogo à equipe principal.
Com grandes expectativas e uma missão clara de recuperar o bom desempenho do Flamengo, Filipe Luís inicia seu trabalho com um elenco que conhece bem e a oportunidade de encerrar a temporada de forma positiva.
GE