O Grêmio perdeu para o Criciúma por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (25), em jogo atrasado da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputado na Arena, em Porto Alegre. Com uma atuação abaixo do esperado, o Tricolor viu o adversário abrir o placar, buscou o empate, mas sofreu o gol da derrota nos minutos finais.
Criciúma abre vantagem no primeiro tempo
Jogando em casa, o Grêmio iniciou pressionando e chegou perto do gol logo aos três minutos, quando Cristaldo foi derrubado dentro da área e reclamou de pênalti, mas a arbitragem não atendeu. Apesar da pressão inicial, foi o Criciúma que saiu na frente aos 13 minutos, com Arthur Caíke balançando as redes. A partir daí, os visitantes controlaram boa parte da partida e mantiveram a vantagem até o fim do primeiro tempo.
Grêmio empata, mas sofre segundo gol no final
No segundo tempo, o Tricolor voltou mais ofensivo. Aos 21 minutos, Villasanti empatou o jogo após uma boa jogada. Quatro minutos depois, Diego Costa teve a chance de virar, mas errou o alvo. No entanto, o Criciúma aproveitou os espaços deixados pelo Grêmio e, aos 33 minutos, Ronald Lopes marcou um golaço de fora da área, garantindo a vitória por 2 a 1.
Renato Portaluppi busca reação
Em uma tentativa desesperada de igualar o placar, o técnico Renato Portaluppi promoveu as entradas de Arezo, Aravena e Edenílson. A pressão nos minutos finais quase resultou em empate, quando Diego Costa teve sua última oportunidade, mas o goleiro Gustavo garantiu o triunfo do Criciúma.
Com essa derrota, o Criciúma passou o Grêmio na classificação, subindo para o 13º lugar com 32 pontos, enquanto o Tricolor caiu para a 14ª posição, com 31 pontos, ficando a apenas três do Z4, onde o Corinthians ocupa a 17ª colocação com 28 pontos.
No próximo sábado (28), o Grêmio enfrentará o líder Botafogo no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 21h. Já o Criciúma visitará o Bahia, no domingo (29), às 18h30, na Fonte Nova.
Itatiaia