O Grêmio venceu o Fortaleza por 3 a 1 na noite desta sexta-feira (4), na Arena do Grêmio, pela 29ª rodada do Brasileirão. Aravena, Braithwaite e Soteldo marcaram para os donos da casa, enquanto Hércules fez para os visitantes. Com esse resultado, o Imortal chega aos 35 pontos e assume, ainda que momentaneamente, a 11ª colocação. Por outro lado, o Leão do Pici segue na terceira posição, com 55 pontos. Se tivesse vencido, o time nordestino poderia ter alcançado 58 pontos e assumido, ao menos provisoriamente, a liderança do Campeonato Brasileiro, já que o líder Botafogo, com 57 pontos, e o vice-líder Palmeiras, com 56, jogam neste sábado para completar a rodada.
Primeiro tempo movimentado
O Grêmio foi superior ao Fortaleza durante quase todo o primeiro tempo. Logo aos 13 minutos, Aravena completou um cruzamento de Cristaldo, empurrando a bola para o gol e abrindo o placar na Arena. Entretanto, apenas cinco minutos depois, Hércules aproveitou uma falha da defesa gremista e igualou o placar. A partir desse momento, os donos da casa voltaram a pressionar, forçando João Ricardo a fazer duas defesas difíceis em sequência. Nos acréscimos, Cardona e Kuscevic também salvaram o Fortaleza de levar o segundo gol.
Grêmio aproveita vantagem numérica no segundo tempo
Já no segundo tempo, aos 15 minutos, Braithwaite dominou a bola ao tirar de Mancuso, carregou até a entrada da área e chutou fraco. No entanto, João Ricardo acabou aceitando o chute, o que permitiu ao Grêmio retomar a liderança no placar. Logo depois, o Fortaleza passou a ter mais posse de bola e chegou perto de marcar em uma cabeçada de Lucero, mas o goleiro Caíque fez uma boa defesa. Ainda assim, Caíque acabou sentindo uma lesão e precisou ser substituído.
Pouco tempo depois, Mancuso recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Fortaleza com um jogador a menos. Nos minutos finais, Soteldo aproveitou a vantagem numérica e balançou as redes, dando números finais ao confronto.
Próximos desafios
O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (9), às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Atlético-MG em jogo atrasado da sexta rodada do Brasileirão. Enquanto isso, o Fortaleza só volta à ação após a Data Fifa, no dia 16 de outubro, quando recebe o Galo pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Lance