Jürgen Klopp, ex-técnico do Liverpool, foi nomeado diretor de futebol global da Red Bull, empresa que possui clubes como Red Bull Bragantino, RB Leipzig e New York Red Bulls. O anúncio foi feito na quarta-feira, marcando o primeiro cargo de Klopp desde sua saída do Liverpool neste ano. Ele começará suas funções a partir de 1º de janeiro de 2025.
Novo desafio para Klopp
Após encerrar uma passagem de sucesso de nove anos pelo Liverpool, Klopp expressou empolgação com o novo desafio fora das linhas laterais. “Depois de quase 25 anos na linha lateral, eu não poderia estar mais animado para me envolver em um projeto como este”, declarou o técnico, que também comandou o Mainz 05 e o Borussia Dortmund.
Conquistas no Liverpool e Dortmund
Desde que chegou ao Liverpool em outubro de 2015, Klopp levou o clube a inúmeras conquistas. Entre elas estão a Liga dos Campeões, o Campeonato Inglês e o Mundial de Clubes. Além disso, no Borussia Dortmund, ele conquistou dois títulos da Bundesliga e uma Copa da Alemanha, além de levar o time à final da Liga dos Campeões em 2013.
Um novo capítulo fora dos gramados
Klopp havia anunciado em janeiro que deixaria o Liverpool ao final da temporada. Nas redes sociais, ele mencionou que, embora não se visse mais como técnico, estava pronto para atuar em outra função no futebol. “Ainda amo o futebol e ainda amo trabalhar, e a Red Bull me dá a plataforma perfeita para isso”, afirmou Klopp em um vídeo no Instagram. Com mais tempo disponível, ele deseja compartilhar sua experiência e aprender novas abordagens, visto que a rotina intensa muitas vezes impede essa reflexão.
Visão estratégica e mentoria
Embora Klopp não esteja envolvido nas operações diárias dos clubes da Red Bull, que incluem equipes na Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Áustria, ele terá um papel estratégico. A Red Bull afirmou que ele fornecerá “visão estratégica, apoiando os diretores esportivos individuais no avanço da filosofia da empresa”. Além disso, Klopp ajudará no reconhecimento de talentos globais e contribuirá para o desenvolvimento de treinadores, o que é uma parte essencial de sua nova função.
Klopp enfatizou seu entusiasmo em atuar como mentor para técnicos e gestores dos clubes da Red Bull. “Vejo meu papel principalmente como um mentor para os técnicos e a administração dos clubes da Red Bull. Sou parte de uma organização que é única, inovadora e voltada para o futuro. Isso realmente me entusiasma”, concluiu o treinador, deixando claro que está ansioso para colaborar com a equipe.
Infomoney