O Palmeiras venceu o Cruzeiro por 3 a 0 nesta segunda-feira (30), no Allianz Parque, e garantiu o título do Brasileirão Sub-20 de 2024. Sob os olhares atentos de Abel Ferreira e mais de 23 mil torcedores, o Verdão conquistou seu terceiro título na categoria, com gols de Allan e Coutinho.
O clube já havia levantado a taça em 2018, ao superar o Vitória, e em 2022, quando derrotou o Corinthians na Neo Química Arena. Com os três gols desta partida, o placar agregado terminou em 5 a 2, pois o primeiro confronto havia terminado em 2 a 2.
Primeiro tempo: Domínio do Palmeiras
O início do jogo foi equilibrado, com as duas equipes se estudando nos primeiros minutos. Entretanto, o Palmeiras rapidamente tomou a iniciativa e passou a dominar o Cruzeiro. Thalys e Luighi criaram boas oportunidades para os donos da casa, mas o gol só veio aos 37 minutos, quando Allan recebeu a bola na entrada da área, limpou a marcação e finalizou com precisão no canto, sem chances para o goleiro cruzeirense.
Pouco antes do intervalo, o Palmeiras ampliou o placar. Em uma cobrança de escanteio feita por Allan, Coutinho apareceu no meio da defesa e cabeceou para o fundo da rede, fazendo o segundo gol e inflamando a torcida.
Ainda no final da primeira etapa, Riquelme Fillipi quase marcou o terceiro. Ele recebeu um passe de Thalys e chutou cruzado, mas Otávio, goleiro do Cruzeiro, fez uma boa defesa.
Segundo tempo: Mais um gol e controle da partida
No segundo tempo, o Cruzeiro tentou reagir e diminuir a vantagem do Palmeiras. Contudo, quem marcou novamente foi o Verdão. Coutinho, em mais uma jogada aérea, balançou as redes pela segunda vez após uma cobrança de escanteio de Gilberto.
Logo depois, o Palmeiras quase chegou ao quarto gol. Gilberto cobrou uma falta dentro da área, Edney desviou de cabeça, mas a bola explodiu na trave e saiu.
Embora o Cruzeiro não tenha se abatido e continuasse buscando o gol, Jhosefer desperdiçou uma chance clara ao chutar por cima do gol em um lance cara a cara com o goleiro palmeirense.
Expulsão e pressão do Cruzeiro
Após a expulsão de Patrick, do Palmeiras, o Cruzeiro passou a dominar ainda mais a posse de bola e tentou pressionar o adversário. No entanto, a pressão mineira não foi suficiente para mudar o resultado, e o Palmeiras garantiu seu terceiro título do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Lance